domingo, 17 de agosto de 2008

APRENDER SOBRE ÁRVORES COM MUITA DIVERSÂO


Matéria publicada na Revista Natureza, edição 245/junho de 2008

Educar é sempre uma boa iniciativa. Que o diga Valter José de Almeida, professor da cidade de Itapetininga, interior de São Paulo, e criador de um método divertido para mostrar aos seus alunos da 6ª série a importância de se preservar as árvores. Utilizando a técnica de scrapbooking, uma espécie de álbum com colagens e anotações, Almeida começou a estimular seus alunos a pesquisar as árvores de sua cidade e colecionar imagens e dados importantes sobre a vegetação da região. Tudo com um trabalho artesanal que rende álbuns bem diferentes entre si. “ Com a personalização da sua pesquisa, o aluno se senti mais estimulado”, explica o professor.Cada álbum é criado da seguinte maneira: começa-se pela identificação do dono do álbum, com uma foto 3x4 do aluno logo na primeira página. Para criar as outras páginas, o professor distribuiu um manual para cada jovem, direcionando-os em como coletar as espécies vegetais. E mais, confeccionou figurinhas baseando-se em fotos de árvores mais populares da cidade.A sacada didática do projeto ocorre na hora e os alunos conseguirem essas figurinhas para o seu álbum. “Fotografei 12 espécies de árvores da nossa cidade e postei as imagens no site da escola. Cada aluno tinha que visitar o site e descobrir o nome popular e localização das árvores”.Quem acertava ganhava uma figurinha para colar no álbum. “Assim, sem perceber eles se familiarizavam com as espécies mais comuns no paisagismo urbano”, conta o professor.O resultado apareceu logo. “ Cada aluno entregou seis páginas com a ilustração da árvore, sua localização e a foto dela no verão”, completa orgulhoso. Até o final do ano, estão previstos mais três entregas, uma para cada estação climática para acompanhar as mudanças das plantas. Alguns alunos gostaram tanto do assunto, que buscaram, fora da sala, aprimorar a técnica de preservação botânica.O trabalho de confeccionar os álbuns de árvores estimulou mesmo o sentimento ecológico de vários jovens. No ano passado, um aluno ficou surpreso quando um vizinho cortou a árvore em frente da casa dele. Essa árvore estava sendo estudada pelo tal aluno e sua primeira reação foi a revolta pelo fato de prejudicar o andamento do seu trabalho. O professor expôs a situação para a sala e todos chegaram à conclusão de que os cortes aconteciam com maior freqüência do que se pode imaginar.A partir daí, professor e alunos decidiram agir e criaram o “ecomutirão”. Almeida distribui uma muda para cada aluno participante do projeto, e junto saíram para plantá-las pelo bairro. “O mais importante é garantir que as plantas prosperem. Por isso, fazemos um monitoramento”, explica o professor. Como se vê, quando o interesse pelo verde é despertado nos jovens, fica bem mais fácil proteger o meio ambiente.
Valter José de Almeida
Itapetiningano.
Biólogo e educador.
Formado pela UNESP (Rio Claro/SP).
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