sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

BONSAI: CULTIVANDO ÁRVORES E A HARMÔNIA




O bonsai é a arte de cultivar árvores em miniatura. Um bonsai pode durar anos e crescer apenas poucos centímetros. Que tal transformar um em árvore de Natal? O repórter César Barroso mostra que as miniaturas podem servir também para decorar a mesa na ceia.

É passatempo. É paisagismo. É uma arte milenar. Todo pequeno bonsai carrega a grandeza de ser uma árvore. E quem descobre o prazer de ter um desses em casa, ou aprende no erro e acerto, ou vai para a sala de aula.

O biólogo Demis Lima já incentivou centenas de pessoas a cultivar a planta em cursos rápidos, de um dia. E para nós ele não esconde os segredos. Confira como é fácil montar um kit de jardim para o bonsai, que custa cerca de R$ 50. É preciso um vaso de cimento ou plástico e um pedaço de tela para por no fundo. A terra é uma mistura de húmus de minhoca, terra vegetal e areia.
O bonsaísta iniciante vai ter que adquirir também uma pá, um conjunto em miniatura de pás e enxada, uma tesoura de poda, um regador e a muda. Ah, e um palito de churrasco, que será o primeiro item a ser usado no processo de plantio da muda, que na demonstração de Lima é o Angico, planta nativa brasileira.
O biólogo faz outra demonstração com o pinheirinho japonês, mais conhecido como Jacarezinho. Tudo igual. Geralmente a planta fica em um lado do vaso, no estilo chamado ‘varrido pelo vento’. A água do regador deve chegar como se fosse uma chuva fina. No fim da aula um convite a infância. Os alunos brincam de enfeitar a árvore. Pelo tamanho, os bonsais ficariam escondidos entre os presentes. Mas sobre a mesa da ceia , cheios de doces modificam conceitos. Como a planta é firme segura bem o peso das balas, bombons e marshmelows.

Publicado em 21/12/2007

http://tvtem.globo.com/nossocampo/materia.asp?ID=1047

Nenhum comentário: